EDUCAR O EDUCADOR
Espera-se de um professor que ele
domine bem os conteúdos e que saiba comunicar-se com os alunos, motivá-los, ser
dinâmico, cooperativo.
Ao educar
facilitamos, num clima de confiança, interações pessoais e grupais que
ultrapassam o conteúdo para, através dele, ajudar a construir um referencial
rico de conhecimento, de emoções e de práticas. Isto é, o professor não vai
somente dar sua aula, ele entra no dia-a-dia do aluno, convive com seus
sentimentos, tanto o aluno quanto o professor tem seus dias ruins.Hoje em dia, fala-se muito em professores competentes, que a educação está boa. Mas a educação precisa urgente de uma mudança. E a mudança deve começar pelos profissionais da educação. Existem muitos professores que não estão nem aí para os alunos, simplesmente transmitem síntese, formulas ou conhecimentos padronizados. Devemos ter professores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar.
O contato com educadores entusiasmados atrai, contagia, estimula, os
tornam próximos da maior parte dos alunos. Mesmo que não concordemos com todas
as suas ideias, os respeitamos.
As primeiras reações que o bom
professor e educador despertam no aluno são a confiança, a admiração e o
entusiasmo. Se o professor já de inicio, mostrar que é dinâmico, que tem um bom
dialogo, o aluno já vai adorar suas aulas que não vai querer faltar. As mudanças na educação dependem também de termos administradores, diretores e coordenadores mais abertos, que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, além das empresariais ligadas ao lucro; que apoiem os professores inovadores, que equilibrem o gerenciamento empresarial, tecnológico e o humano, contribuindo para que haja um ambiente de maior inovação, intercâmbio e comunicação.
As mudanças na educação dependem também dos alunos. Alunos curiosos, motivados, facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador.
Se essas mudanças ocorressem, nossa educação seria de muito boa qualidade. Mas devemos seguir todos juntos, governo, professores, e alunos. Porque não adianta o professor lutar para conseguir seus diretos e qualidades se o aluno não tem interesse. O professor sempre aprende com o aluno.
REFERÊNCIAS
MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: Educar o educador. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm#diferentes>. Acesso em: 08 maio 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário