SEJA BEM-VINDOS

Fique a vontade, o que precisar é só deixar um recadinho!

Beijinhos
Mari

terça-feira, 26 de junho de 2012

PROJETO EDUCATIVO


PROJETO UTILIZADO PARA O ESTÁGIO DE MAGISTÉRIO


PROJETO EDUCATIVO
 
1 – TÍTULO:  OS NÍVEIS DA ESCRITA
 

2 – INFORMAÇÕES PRELIMINARES
2.1 – Estabelecimento: Escola: E.E.B. Padre Miguel Giacca
2.2 – Professor (a) regente: Terezinha de Freitas
2.3 – Coordenador (a) ou Diretor (a): Luiz Antonio de Farias
2.4 – Série:  4º ano              Turma:  Magistério              Turno:Noturno
2.5 – Estagiários (as): Mariana Bittencourt Isé, Marília Rossa da Rosa
2.6 – Período de realização: 20/06/12
2.7 – Duração: 4 horas
 

3 – DIAGNÓSTICO DA REALIDADE:
3.1 – Faixa etária dos alunos: entre 25 e 50 anos, classe média , diversas culturas A turma se mostrou interessada e atuante, porém sofre com falta de professores em determinadas disciplinas.
3.2 – Comunidade onde a escola se localiza: Bairro Rio Maina na área urbana.
3.3 – Estrutura  física, material, econômica da escola. Equipamentos existentes e recursos disponíveis. É uma escola que não possui boa estrutura física, os recursos didáticos são poucos, e pode-se  perceber que a comunidade é a maior  mantedora da escola.

4 – JUSTIFICATIVA:
4.1- O presente tema foi sugerido pela professora Terezinha, pois considera-se  que os  níveis de escrita é de suma importância para os profissionais que irão trabalhar com o processo de alfabetização. Com este projeto pretendemos conscientizar as alunas do curso de magistério para a importância de trabalhar com esses níveis em sala de aula.
            A dimensão que envolve a prática da escrita não é tarefa fácil, uma vez requer do professor a capacidade de se trabalhar de maneira versátil e sistemática, possibilitando a criança receptividade e assimilação tanto da escrita como da leitura, levando-a a ser agente ativo na construção do seu próprio conhecimento, uma vez que a concepção de leitura e de escrita se baseia na valorização da expressão oral e da capacidade escrita. A alfabetização tem sido entendida tradicionalmente como um processo de ensinar e aprender a ler e a escrever.
            Algumas crianças chegam á escola com a compreensão do princípio alfabético. Outras pensam que o número de letras de uma palavra é igual ao número de sílabas de uma palavra, enquanto outras, sequer entenderam que as letras escritas tem relação com os sons das palavras. Devemos lembrar sempre que as crianças não chegam á escola com o mesmo nível de compreensão do que seja ler e escrever. (LAJOLO, 1985). Confirmando o que o autor disse, a criança quando chega na escola, tem uma variedade de níveis em uma só sala.


5- PROBLEMA

 Qual importância de trabalhar os métodos da escrita nas series iniciais?

6 – OBJETIVOS:
6.1 – Objetivo Geral
            Conhecer a  importância dos níveis de escrita nas series iniciais.
6.2 – Objetivos específicos 

  • Construir conceitos dos níveis da escrita.
  • Analisar, a importância desses métodos.
  • Elaborar atividades relacionadas aos níveis da escrita;
7 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (Estratégias):
·              No primeiro momento da aula, faremos uma breve apresentação sobre os objetivos a serem trabalhados  e sobre a  importância d tema que será desenvolvido.
·              Em seguida, será apresentado um  vídeo, “Construção da Escrita”.  Pediremos às alunas que no decorrer do vídeo, seja observado as características de cada criança e em que nível cada criança se enquadra.
·              Após o vídeo, será ministrado conteúdo, através de aula expositiva e dialogada, com utilização de slids, contendo alguns conceitos e exemplos dos níveis da escrita.  A exposição será relacionada ao vídeo, sendo que as alunas poderão interferir, questionando sempre que houver dúvidas.
·              Logo após, solicitaremos que cada aluna crie uma ou duas atividades de cada nível. Faremos a correção oralmente.
·              Após o intervalo, entregaremos uma atividade sobre os níveis, para as alunas identificarem qual o nível em que se encaixa determinada atividade, e justificarem o porquê desse nível.
·              Para finalizar iremos fazer uma auto avaliação da aula dando oportunidade de todos falarem os pontos positivos e negativos (se houver).


8 – RECURSOS:
Vídeo do You Tobe, Slides, Atividades em Anexo
9 – CRONOGRAMA: 5 aulas

10 - AVALIAÇÃO
O momento da avaliação implica uma reflexão do educador sobre o processo de ensino – aprendizagem e nas condições oferecidas por ele para que possa acontecer. Como critério de avaliação será considerado o grau de envolvimento nas atividades e o empenho dos alunos em particular nas discussões propostas oralmente durante toda a aula.


11 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-leitura-e-da-escrita-nas-series-iniciais-nas-escolas-da-rede-publica-de-picos-pi-4905524.html





sábado, 16 de junho de 2012

Atividade PCC


UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC
Curso: Pedagogia                    7ª Fase
Disciplina: Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital
Professora: Patrícia
Acadêmicas: Mariana, Marília

1)      Dentro dos novos paradigmas da tecnologia caracterize o perfil do estudante de hoje.
         Hoje em dia os estudantes fazem muitas coisas ao mesmo tempo, estuda, navega na internet, se relaciona com novas pessoas. Como novos professores e com a tecnologia tão avançada devemos estar sempre buscando novas atividades interessantes para conquistar o interesse e a atenção deste aluno. Temos que encarar de forma positiva, pois o contato com o mundo em que os jovens vivem atualmente pode ser um grande aliado no processo ensino aprendizagem. Os novos alunos estão sempre se atualizando, procurando novos meios de tecnologias, comunicações e estão sempre mais esperando novas metodologias perante o professor.
2)                  Diante desse novo perfil como o professor deve planejar suas aulas, já que “o tempo não volta e a tecnologia veio para ficar”?
O professor deve inovar sempre suas aulas, procurando estar sempre atualizado de forma que trague a atenção dos alunos para a sua matéria. A melhor estratégia é buscar formas que possibilitem a utilização desses recursos e ferramentas de interesse dos alunos em benefício do aprendizado. A sala de aula não pode negar o impacto de um Google Earth em uma aula de história ou geografia.
3)                  A Internet e os ambientes virtuais são desprovidos de leis?  Explique sua resposta de acordo com o texto.
Não, tudo tem leis e os ambientes virtuais também tem, então devemos sempre estar atentos a tudo que colocamos e enviamos pelos meios de comunicações.  A tecnologia nos traz muitos benefícios e também muitos malefícios se não subermos manusear com responsabilidade e muito cuidado.
4)      Quem deve ser educado para o uso correto das tecnologias? Por quê?
 Todos que utilizam as tecnologias. Devemos sempre tomar muito cuidando em tudo que colocamos na internet, principalmente fotos, comentários que não sejam pejorativos, preconceituosos e indecentes. Pois tudo tem consequências e isso poderá ter muitos prejuízos para quem burlou as leis da internet. 
5)            Como proteger e educar nossos jovens diante do bombardeio de informações nem sempre seguras na Internet?
Devemos tomar muito cuidado em tudo que vimos e lemos, pois nem tudo é seguro nas redes sociais. Devemos sempre informar nossos alunos sobre os cuidados que eles têm que tomar quando recebem qualquer tipo de emails, mensagem, recados entre outros tipos.

6)      O que é CIDADANIA DIGITAL?
 As instituições educacionais, junto com os professores são responsáveis por criar uma cultura de uso responsável contribuindo para uma sociedade mais digna, mais ética. Deparamos-nos desta forma com a necessidade de repensarmos os modelos educacionais para que possam abranger tais questões que refletem um compromisso com o exercício da Cidadania Digital.
7)      Qual o principal objetivo deste guia?
Este guia tem como principal objetivo orientar o professor, o coordenador e o gestor das instituições educacionais nas boas práticas de Direito Digital que irão auxiliar aos educadores a levarem estas questões a seus educandos a fim de promover a proteção do usuário enquanto indivíduo e reduzir os riscos da tecnologia no uso de ambientes eletrônicos em seu negócio.

8)      E o professor diante das mudanças e das novas tendências o que deve fazer?

O professor mediante a tantas mudanças que ocorrem diariamente deve sempre estar sempre se atualizando e procurando se informar das novas tendências que surgem a cada momento para não ficar um professor antigo, chato e monótono nas suas aulas.
 Só assim sua metodologia ajudará no desenvolvimento dos seus alunos, proporcionando uma melhor compreensão.

9)       O professor deve entender de legislação para o uso das tecnologias?
O professor, não pode esquecer de seu compromisso com a educação. Portanto tem o dever de estar atento à nossa legislação e orientar a seus alunos para que percorram o caminho certo nesta jornada, tirando uma dúvida em sala de aula sobre infração de direito autoral, sobre uso de imagem, sobre privacidade, sobre spam, sobre o limite entre a brincadeira, a piada e a difamação em dimensão global, pois é isso que a Internet representa.

10)   Como o professor deve proceder diante de uma situação de uso ilegal pelo aluno?
A gestão do risco eletrônico é um exercício diário que envolve não só recursos técnicos, mas também a responsabilidade do educador e também do empregador da era digital em educar os usuários sejam funcionários ou alunos com os novos valores éticos e legais da mesma. Há novas posturas de trabalho, quando deixamos de ser presenciais, quando estamos acessíveis e acessando de todo o lugar, com a mobilidade, a banda larga e a convergência.
11)   Qual o papel da Instituição escolar?
Responsabilidade digital da instituição educacional é sua obrigação de reparar os danos causados a terceiros através de utilização dos meios digitais, tenham sido praticados por funcionários, alunos, seja em seu nome ou não. Cabe ainda ressaltar que tal responsabilidade independe de culpa ou dolo. Cumpre destacar que de acordo com o Novo Código Civil, a responsabilidade civil foi ampliada influenciando diretamente nas questões jurídicas relacionadas aos meios digitais.
12)   Como se deve, enquanto educador(a) orientar os pais?
Tanto os professores, como os pais de alunos, também devem ser educados para que aprendam como proteger e educar aos jovens. É preciso que as instituições educacionais promovam ações que os deixem informados sobre tecnologia, e acima de tudo preparados para lidar com esses problemas quando surgirem.
13)   Os pais são responsáveis pelos atos de seus filhos menores na Internet?
Sim, sendo este menor de idade, seus pais serão responsabilizados, ou aquele que tem sua guarda. O menor de 18 de anos é protegido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente ECA – Lei 008.069-1990, cuja em seu art. 103, considera como ato infracional as condutas descritas como crimes ou contravenção no Código Penal. Segundo art. 101 do ECA, a autoridade responsável poderá tomar as medidas como de inclusão em programa comunitário ou oficial.
14)   Ao utilizar as tecnologias dentro da sala de aula quais os riscos que podem ocorrer?
A tecnologia pode ser utilizada para o bem, ou para o mal. Ela pode facilitar a comunicação entre as pessoas, como um e-mail pode ser o melhor canal de dialogo para um assunto difícil entre um pai e um filho, ou ao contrário, o uso maciço do messenger, por exemplo, pode excluir o pai do relacionamento e convívio social com seu filho. Tudo depende de como fazemos uso dela, de como educamos.
15)   Quais as boas práticas para educar nossos alunos para ser um usuário digitalmente correto? Além das indicadas pelo texto cite outras que você considera:
 explicar o que pode e o que não pode ser feito na internet;
A melhor medida de prevenção é a informação e a educação!
É necessário instruir os usuários a distinguirem fatos de opiniões na Internet. Devem ser elaborados exercícios sobre observação e decisão quanto a conteúdo de sites, com uma visão crítica, inclusive sobre a veracidade dos mesmos.
É preciso conscientizar os jovens de que as boas maneiras existem, não estão fora de moda e se aplicam na comunidade virtual seja qual for a situação.


Minha Web Page


As Quatro Operações

ADIÇÃO


adição é uma operação ligada a situações que envolvem as ações de juntar quantidades ou de acrescentar uma quantidade a outra. 


SUBTRAÇÃO


subtração é uma operação que está ligada a três idéias diferentes: tirar uma quantidade de outra, completar quantidades (quanto falta) e comparar (quanto a mais).



MULTIPLICAÇÃO


multiplicação é uma operação que pode estar ligada a idéia de juntar quantidades iguais, a uma idéia combinatória, à idéia de organização retangular ou à idéia de comparação (dobro, triplo etc.). 



DIVISÃO


divisão é uma operação que está ligada à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais ou à idéia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra.



Agora resolva estes exercícios, e escreva ao lado qual operação você utilizou para resolver o exercício: 

1) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus? 

Dentro deste ônibus cabem pessoas.  
Operação utilizada:   

2) Maisa tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas em 3 pessoas.Quantas balas cada pessoa irá ficar? 

Cada pessoa irá ficar com  balas. 
Operação utilizada:  

3) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem 4 apartamentos. Quantos apartamentos têm neste prédio? 

Neste prédio tem apartamentos.  
Operação utilizada:  

4) Gabriel comprou um saco com 20 balas. Ele deu 14 balas pra sua prima. Com quantas balas Gabriel ficou? 

Gabriel ficou com balas.  
Operação utilizada:  

5) Luiza tem 40 papéis de carta e Marina tem 60. Quantos papéis de carta Marina têm a mais que Luiza?


Marina tem  papéis de carta a mais que Marina.   
Operação utilizada:  

6)
 Mirella tem 12 bombons e ganhou mais 13 bombons da sua tia. Com quantos bombons Mirella ficou? 

Mirella ficou com bombons.   
Operação utilizada: 
  

7) Carolina tem 12 anos, e sua irmã Camila tem o dobro da sua idade. Quantos anos Camila têm?

 
Camila tem anos.  
Operação utilizada: 


Criado por Mariana Bittencourt Ise em 15/05/2012 20:38
A Educação a Distância




O Termo Educação a Distância nos condiciona a idéia imediata de ausência do professor e aluno em um ambiente convencional denominado sala de aula. Moore (1990) afirma que “Educação a distância é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação. Educação a distância é um um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por:grande estrutura, baixo diálogo e grande distância transacional.” A Tecnologia contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da Educação a Distância, pois as barreiras até então apontadas que dificultavam os processos de aprendizagem foram vencidos. As características essenciais da Educação a Distância é a flexibilidade do espaço e do tempo, abertura dos sistemas e a maior autonomia do aluno. O que pode-se perceber é que na Educação a Distância o sucesso do aluno depende em grande parte de motivação e de suas condições de estudo. O desenvolvimento de pesquisas sobre metodologias de ensino para educação à distância perpassa na maior autonomia do aluno, condição sine qua non para o sucesso de qualquer experiência de Educação a Distância que pretenda superar os modelos instrucionais e behaviouristas. Essas idéias são reforçadas por Marsden (1996) ao afirmar que as práticas dominantes em Educação a Distância baseiam-se em uma “antologia empirista” e uma “epistemologia positivista” e que esta compreensão de causalidade e explicação permeia a EaD pela mediação da tradição behaviourista e da instrução programada. Na Educação a Distância não estamos juntos fisicamente, porém conectados. Saímos do contato físico para o contato virtual, vencendo barreiras de espaço e tempo. Devemos pensar uma sociedade educativa e Educar ao longo da vida. A demanda para o aprimoramento profissional é um fato hoje e a Educação a Distância apresenta-se neste cenário como uma modalidade capaz de contribuir para este aprimoramento além dos limites de uma sala de aula convencional. Uma das estratégias fundamentais na Educação a Distância é o aluno vencer o desafio de estudar sozinho, obtendo autonomia do seu ato de aprender e para isso precisa desenvolver a habilidade de ter uma aprendizagem autônoma. Penso que a educação a distancia o aluno não aprende como deveria aprender, penso que a educação está como está em algumas regiões por falta de estudos. Hoje em dia está mais fácil fazer uma faculdade a distancia, uma que é mais barato e outra que não consome muito o tempo do aluno. Um exemplo disso, tem muitas professoras onde eu trabalho que já são formadas e nem um projeto simples não sabem fazer.